Notícias

Curso de Engenharia de Materiais da UFVJM entra no combate ao novo coronavírus

publicado: 31/03/2020 10h50, última modificação: 31/03/2020 12h22
Estudante do Campus Janaúba e estagiário na Ambev coordena produção de escudos faciais para profissionais de saúde

Escudos faciais impressos em 3D

Escudos faciais impressos em 3D (foto: Lucas Emanuel)

Estudante do último período do curso de Engenharia de Materiais da UFVJM, no Campus Janaúba, e estagiário da empresa brasileira produtora de bebidas, Ambev, Lucas Emanuel Pereira Silva está à frente de mais uma ação de combate ao novo coronavírus. O estudante está coordenando o projeto de produção de escudos faciais impressos em 3D para serem destinados aos profissionais de saúde da rede hospitalar pública da cidade de Sete Lagoas (MG), onde a empresa está instalada e onde Lucas realiza seu estágio.

Segundo o estudante, o setor de Engenharia de Materiais da Ambev está produzindo escudos faciais impressos em 3D, montados e distribuídos, gratuitamente, aos hospitais públicos do município para os profissionais que lidam diretamente com os pacientes acometidos pelo vírus ou suspeitos e ele está coordenando a linha de produção das peças.

“Nessa primeira etapa, procuramos atender os hospitais com as “face shields”, um projeto útil e objetivo no que tange à proteção dos médicos e enfermeiros que atenderão aos pacientes suspeitos ou confirmados com a Covid-19. Selecionamos os materiais de manufatura aditiva que mais se adequam a determinada aplicação, resistindo à higienização adequada e podendo ser reutilizados. Até ontem, conseguimos produzir mais de 30 unidades para distribuição”, explica Lucas.

 Adaptador de mangueira do respirador matriz2

Adaptador de mangueira do respirador matriz, à esquerda,  e peça desenvolvida, à direita (foto: Lucas Emanuel)

De acordo com ele, além dos escudos faciais, o departamento de Engenharia de Materiais da Ambev está buscando solucionar problemas para que os equipamentos de respiração não parem de funcionar por falta de peças específicas. “Peças pontuais para esses equipamentos também estão sendo desenvolvidas por nosso departamento através da engenharia reversa. Recebemos a demanda dos hospitais e desenvolvemos o projeto, aplicando a manufatura aditiva. Até o momento, estamos com projetos de uma válvula e um adaptador para mangueira, ambos para o respirador. As duas peças estão em fase de teste e logo deverão ser validadas para uso”, afirma Lucas.

“A nossa prioridade é entregar as peças dentro dos parâmetros e normas de segurança exigidas, alinhando engenharia e responsabilidade, utilizando nossa máxima capacidade produtiva com objetivo de propiciar as peças no menor tempo possível. Ao longo das próximas semanas, mais hospitais serão ajudados, entre eles o Hospital Nossa Senhora das Graças, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), e alguns hospitais de Belo Horizonte”, conclui o estudante.

Profissional de saúde utilizando o modelo de escudo facial escolhido 

Profissional de saúde utilizando o modelo de escudo facial escolhido (foto: Lucas Emanuel)

Lucas Emanuel iniciou seu estágio na Ambev no segundo semestre de 2019 e está sendo orientado pelo professor Erenilton Pereira da Silva, do curso de Engenharia de Materiais da UFVJM no Campus Janaúba.