Comunicado da Reitoria sobre Portaria n° 1.030/MEC

publicado: 02/12/2020 16h00, última modificação: 02/12/2020 16h06
UFVJM mantém proposta de ensino remoto

A Reitoria da UFVJM informa à comunidade acadêmica e à sociedade em geral o seu entendimento e posicionamento de prudência em relação à Portaria do Ministério da Educação nº 1.030/2020, publicada hoje, que dispõe sobre o retorno das atividades presenciais a partir de janeiro de 2021.

Perante os últimos diálogos estabelecidos entre a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e as instâncias colegiadas, e a partir de orientações do Comitê de Acompanhamento da Pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19) e da Comissão de Biossegurança da UFVJM (CPBio), que elaborou o Plano de Contingência da Covid-19 na instituição, entende-se que a UFVJM não está apta a fazer uma proposta de ensino presencial neste momento, em virtude do estágio de controle da pandemia da Covid-19.

Portanto, será mantida a proposição de um calendário acadêmico que se inicie pelo ensino remoto e de retorno às atividades presenciais somente após a vacinação ou com sinalização positiva dos órgãos de saúde.

Atenta às demandas da sociedade e dos estudantes, a Prograd irá discutir, no Conselho de Graduação, possibilidades de oferta de ensino que tragam os melhores resultados na situação atual, de forma a regulamentar a oferta para os próximos semestres letivos.

O semestre letivo regular 2020/1 está previsto para ter início em 1º de fevereiro de 2021.