Notícias

UFVJM tem palestra sobre aplicação de estruturas metalorgânicas na liberação de fármacos

publicado: 30/09/2019 17h55, última modificação: 01/10/2019 11h43
Pesquisa de ex-aluna da UFVJM é desenvolvida em curso de doutorado, em Oxford

Na próxima quarta (2/10), a UFVJM recebe a ex-aluna Bárbara Emanuella Souza para a palestra “Estudo da liberação de fármacos a partir de estruturas de nanocompósitos metalorgânicos usando a microespectroscopia de raios-X in situ e a modelagem teórica”. A palestra será às 17h, no auditório 253 do Instituto Ciência e Tecnologia (ICT).

Bárbara cursou o bacharelado em Ciência e Tecnologia na UFVJM, indo direto para o doutorado no programa DPhill Engineering Science Departament, da University of Oxford. A história foi contada em 2017, e você pode conhecer neste link.

Além da palestra, Bárbara vai contar sobre sua experiência como doutoranda. Participe!

Resumo da palestra

Os nanocompósitos formados por estruturas metalorgânicas (MOFs) embebidas em matriz polimérica constituem transportadores promissores em aplicações de liberação controlada de fármacos. A compreensão das transformações químicas e físicas que ocorrem dentro dos MOFs durante a liberação dos fármacos é uma tarefa complexa, que é de grande importância para encontrar formas eficientes de liberação controlada de agentes terapêuticos.

Na palestra serão apresentados aspectos experimentais, envolvendo microespectrometria de raios-X, e também aspectos teóricos de pesquisa desenvolvida para a aplicação eficiente dos MOFs na liberação de fármacos.