Notícias

UFVJM lança campanha de segurança no trânsito no Campus Unaí

publicado: 18/09/2019 18h55, última modificação: 19/09/2019 21h14
Objetivo da campanha é reduzir riscos de acidentes no trecho da BR-251 que liga a cidade ao campus

Com a transferência do campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em Unaí para sua sede definitiva, o fluxo no trecho da BR-251 que liga a cidade ao campus ficou mais intenso, aumentando os riscos de acidentes. De 2016 a 2019 foram registrados mais de 50 acidentes de trânsito no trecho, segundo informações da Polícia Militar Rodoviária. Com o objetivo de reduzir os riscos de acidentes de trânsito no trecho, começa a ser veiculada hoje (18) nas redes sociais uma campanha, que junta-se a outras ações com esse propósito.

Para acesso à Avenida Universitária ainda não há sinalização, faixa de desaceleração e redutores de velocidade, o que, inclusive, motivou a Reitoria, em acordo com a Pró-Reitoria de Graduação, a suspender o início das aulas do 2º semestre letivo do ano por 15 dias e, depois, prorrogar a suspensão por mais uma semana. As aulas tiveram início nesta segunda (16).

Para minimizar os riscos, os servidores do campus fizeram uma arrecadação comunitária e confeccionaram faixas de avisos e afixaram na BR; foram concedidas entrevistas na rádio e TV; e-mails enviados à comunidade, e na segunda-feira (16) foram transmitidas orientações aos estudantes durante a programação da recepção dos calouros. As peças gráficas desenvolvidas pela Diretoria de Comunicação Social (Dicom) vão reforçar, nas redes sociais, as estratégias para atingir o objetivo principal da campanha.

 

Providências já estão sendo tomadas também para a solução definitiva para acesso seguro ao campus. A demanda de construção de um trevo, cujo valor da obra soma grande monta de recursos, já está de posse do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A UFVJM, representada pela Diretoria de Administração do Campus Unaí, juntamente com a prefeitura do município, estão se empenhando nas articulações para viabilizá-la o quanto antes.

De acordo com informações da Prefeitura, há também a proposta de construção de quebra-molas e sinalizações verticais e horizontais na via, intervenções para as quais o órgão necessita de autorização do DNIT,  tendo em vista ser a BR de jurisdição federal. Como a autorização ainda não foi obtida, a Polícia Militar Rodoviária tem realizado operações educativas nos horários de grande movimento na BR-251 junto à entrada da Avenida Universitária.