Sociedade Brasileira de Diabetes disponibiliza conteúdo educativo produzido na UFVJM

publicado: 03/07/2019 18h23, última modificação: 09/07/2019 13h21
Série de pílulas de rádio “Em sintonia com o diabetes” passa a ser disponibilizada para todo o Brasil

A partir desta data, a série de pílulas de rádio “Em sintonia com o diabetes”, veiculada na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), torna-se um material educativo integrado aos conteúdos da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) disponíveis para o público, de forma gratuita, através do portal da instituição.

A série de pílulas de rádio intitulada “Em sintonia com o diabetes” é um dos resultados do projeto Em Sintonia com o Diabetes: utilização do rádio e outras mídias digitais na educação em diabetes no Vale do Jequitinhonha. O projeto é uma ação extensionista interdisciplinar de educação em diabetes que produz programas de rádio, podcasts e utiliza portais na internet para explorar mídias digitais educacionais como ferramentas complementares de informação, integração e educação em diabetes no Vale do Jequitinhonha.

Em Sintonia com o Diabetes aborda prevenção, controle e tratamento do diabetes e o impacto de crenças populares com seus mitos e verdades sobre a doença. São produzidos 72 podcasts anualmente, os quais serão disponibilizados para compartilhamento no portal da SBD.

em dia com o diabetes

Equipe de extensionistas da UFVJM no estúdio de gravação da Rádio Universitária 99.7 FM no dia da primeira gravação de pílulas da série "Em sintonia com o diabetes", no ano de 2016: Juliana Sales Rodrigues Costa, prof. Edson da Silva, Elenice dos Santos Paula, Franciele Angelo de Deus e Marileila Marques Toledo (foto: Laércio Araújo)

O projeto de extensão foi criado em 2016 pelo Grupo de Estudo do Diabetes (GED) em parceria com a Rádio Universitária 99.7 FM e apoio das Pró-Reitorias de Extensão e Cultura e de Assuntos Comunitários e Estudantis da UFVJM e a Clínica de Olhos Dr. Evanildo Silva, de Diamantina/MG. O projeto é coordenado pelo professor Edson da Silva, membro da Sociedade Brasileira de Diabetes desde 2013, e é executado por uma equipe interdisciplinar constituída por professores, técnicos administrativos, graduandos e profissionais das áreas de saúde, tecnologia e comunicação.

Acesse o conteúdo dos podcasts no portal da SBD.

podcasts

Sociedade Brasileira de Diabetes

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), é uma associação civil, sem fins lucrativos, com número ilimitado de sócios, fundada em dezembro de 1970. Tem como membros, médicos e profissionais de saúde com interesse em diabetes mellitus. Acompanhe as ações da SBD no portal e no Facebook.

Rádio Universitária

A Rádio Universitária foi idealizada para ser mais um canal de comunicação e relacionamento da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) com sua comunidade acadêmica e com os ouvintes em geral.

A Rádio Universitária da UFVJM tem fins exclusivamente educativos e utiliza o canal 259 E, Classe B1, em Frequência Modulada (FM) 99,7. Pode ser ouvida pela internet através deste link e acessada pelo facebook através da fanpage institucional.

Diabetes Diamantina

Os portais Diabetes Diamantina compartilham conteúdos de educação em diabetes on-line como estratégia complementar de educação em saúde. Acesse http://diabetesdiamantina.blogspot.com/ e https://soundcloud.com/user-143505622.