Notícias

Projeto Transformando Computadores e Vidas recupera e doa equipamentos de informática

publicado: 09/12/2019 13h37, última modificação: 09/12/2019 16h49
Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico realizou primeira doação no último dia 2 para instituições e projetos sociais

A semana passada foi marcada pela primeira rodada de doação de equipamentos de informática do Projeto de Extensão Transformando Computadores e Vidas (TCV). No dia 2/12 foram doados nove computadores para instituições e projetos sociais. Os equipamentos doados são fruto da primeira Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico realizada pelo projeto em setembro deste ano na cidade de Teófilo Otoni. Durante a ação, o projeto recebeu equipamentos considerados como lixo eletrônico pela população, para trabalhar na recuperação dos que ainda estavam funcionando e destinação correta dos resíduos daqueles que fossem avaliados como sem utilidade.

As instituições e projetos beneficiados com os computadores foram: Associação Aprender a Produzir Juntos (3), Internato Rural (2), Instituto Cultural In-Cena (1) e Projeto Mulher Livre de Violência (2). Um dos computadores recuperados ficou para uso do próprio Projeto TCV. O coordenador do projeto, Cristiano Figueiredo, disse que, dos 9 equipamentos doados, cinco computadores receberam um kit completo, contendo monitor, teclado, mouse, estabilizador e cabos de força.

De acordo com Cristiano, esses computadores recebidos durante a Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico foram recondicionados com a ajuda dos alunos do Projeto TCV, sendo necessárias 140 horas de trabalho para chegar nesse resultado. “Prestar contas à sociedade sobre o resultado da campanha é muito importante, já que os resíduos coletados serão reaproveitados, deixando assim de serem lançados no lixo comum. Esperamos que os computadores e demais acessórios sejam úteis às instituições e projetos contemplados nessa ação”, destaca.

A previsão é que o projeto TCV realize novas doações a partir da recuperação dos objetos recolhidos durante a campanha. “Outra rodada de doações está planejada, à medida que o processamento do material for avançando e forem identificados equipamentos ainda em funcionamento, que serão usados na montagem de novos computadores”, afirma Cristiano.

 Representantes de instituições e projetos recebem computadores doados pelo projeto Transformando Computadores e Vidas (foto: Divulgação projeto Transformando Computadores e Vidas)

Representantes de instituições e projetos recebem computadores doados pelo projeto Transformando Computadores e Vidas (foto: Divulgação projeto Transformando Computadores e Vidas)


Resultados da Campanha

Ao todo, foram coletados 160 kg de pilhas e baterias, diversos celulares, tabletes, acessórios, além de inúmeros equipamentos de informática. Segundo o coordenador do projeto TCV e da campanha, os celulares e as pilhas e baterias já receberam destinação adequada. “Em tese, todo esse material iria parar no lixo comum, visto que a cidade não conta com uma rede de recolhimento desse tipo de resíduo”, lembra.

O projeto

Transformando Computadores e Vidas é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa e Estudos em Administração Pública da Educação a Distância (GPEAP) da UFVJM, no Campus do Mucuri. O projeto foi institucionalizado em junho de 2018, sendo registrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. O principal objetivo do projeto é promover a diminuição da geração de lixo eletrônico em Teófilo Otoni; a capacitação técnica de jovens da comunidade local; e a doação de equipamentos recondicionados a entidades sociais do município de Teófilo Otoni/MG.

Hoje, além de professores e técnicos administrativos da UFVJM, o projeto também conta com a participação de duas alunas do curso de Ciências Contábeis, atuando como tutoras.

Conheça mais sobre o projeto aqui.