Notícias

Projeto de extensão realiza Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico em Teófilo Otoni

publicado: 21/08/2019 17h40, última modificação: 21/08/2019 18h59
Poderão ser entregues computadores, notebooks, impressoras, teclados, mouses, estabilizadores, cabos, celulares, tablets, pilhas, baterias e demais equipamentos de informática; ação acontece de 2 a 6 de setembro

Entre os dias 2 e 6 de setembro será realizada uma Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico em Teófilo Otoni. A ação é realizada pelo projeto de extensão Transformando Computadores e Vidas, do Campus do Mucuri da UFVJM, em parceria com a Associação Aprender Produzir Juntos (APJ). Poderão ser entregues computadores, notebooks, impressoras, teclados, mouses, estabilizadores, cabos, celulares, tablets, pilhas, baterias e demais equipamentos de informática. O ponto de recolhimento será na Casa de Vidro da Praça Tiradentes, no centro da cidade, das 9h às 17h.

De acordo com o coordenador do projeto, Cristiano Figueiredo, “os computadores e notebooks recebidos, e que estiverem funcionando, serão recondicionados e preparados pelos alunos do projeto. Em seguida esses equipamentos serão doados a entidades sociais do município. Os computadores considerados inservíveis serão descaracterizados e enviados à empresa Reciclar Minas de Belo Horizonte, que fará a triagem e destinação final dos resíduos”, explica.

O projeto

Transformando Computadores e Vidas é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa e Estudos em Administração Pública da Educação a Distância (GPEAP) da UFVJM, no Campus do Mucuri. O projeto foi institucionalizado em junho de 2018, sendo registrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. O principal objetivo do projeto é promover a diminuição da geração de lixo eletrônico em Teófilo Otoni; a capacitação técnica de jovens da comunidade local; e a doação de equipamentos recondicionados a entidades sociais do município de Teófilo Otoni/MG.

Alunos da segunda turma do projeto em aula sobre arquitetura de computadores no dia 4 de julho de 2019 (foto: Arquivo projeto)

Hoje, além de professores e técnicos administrativos da UFVJM, o projeto também conta com a participação de duas alunas do curso de Ciências Contábeis, atuando como tutoras.

Saiba mais sobre o projeto aqui.