Notícias

Nos últimos 4 anos, 5.460 pessoas conquistaram o diploma de graduação na UFVJM

publicado: 20/05/2019 17h58, última modificação: 10/06/2019 12h30
O dado foi divulgado pela Pró-Reitoria de Graduação no Relatório de Indicadores da Graduação, que também traz dados sobre ocupação de vaga, avaliação do ensino e retenção em disciplinas.

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) publicou no último dia 16 de maio o Relatório de Indicadores da Graduação. O documento traz dados sobre os cursos da UFVJM, com índices sobre número de graduados, ocupação de vagas, avaliação do ensino e retenção em disciplinas. O relatório apresenta dados variando períodos, que podem ser de 2015 até 2019.

Nos últimos quatro anos, de 2014 (primeiro semestre) a 2018 (segundo semestre), 5.460 pessoas conquistaram o diploma de graduação na UFVJM. O levantamento inclui cursos de graduação, presenciais e a distância, nos quatro campi da universidade.

Quando o assunto é índice de ocupação de vagas por curso, o relatório traz dados entre os anos de 2015 (primeiro semestre) e 2019 (primeiro semestre). Nesse período, a UFVJM aumentou o seu índice de ocupação. Quando se consideram os cursos em que houve ocupação de 100% das vagas disponibilizadas, a UFVJM passou de 36,8% dos cursos (2015) para 60,5% dos cursos (2019).

No assunto retenção média em cada curso, os dados são levantados de 2016 (segundo semestre) a 2018 (segundo semestre). Nesse período, os números apontam que na maioria dos cursos (71,43%) teve diminuição do índice de retenção em unidades curriculares.

O levantamento também traz números da participação de alunos no Instrumento de Avaliação do Ensino nos cursos de graduação da UFVJM no período de 2016 (segundo semestre) a 2018 (segundo semestre), separados por curso. Nos dados é possível ver que aumentou de forma significativa a participação dos estudantes.

De acordo com a pró-reitora de Graduação, professora Leida Calegário de Oliveira, nesse período também houve mudança quanto ao uso dos dados levantados pelo instrumento. “O mais importante é que, agora, os colegiados de cursos passaram a fazer análises dos resultados obtidos no processo de avaliação de ensino e também a implementar medidas para corrigir os problemas identificados”, destacou.

O Relatório de Indicadores da Graduação é elaborado pela gestão da Prograd/UFVJM semestralmente, sendo disponibilizado para os colegiados de cursos antes da realização dos fóruns de enfrentamento à retenção e evasão. O objetivo do levantamento de dados é fomentar a discussão dos indicadores pelos colegiados, buscando promover estratégias para melhoria dos indicadores do relatório, além de gerar subsídios para discussão nos fóruns.

Acesse o relatório neste link e veja todos os resultados.