LEC da UFVJM conquista nota máxima em avaliação do MEC

publicado: 20/11/2019 17h28, última modificação: 20/11/2019 17h36
Universidade recebeu nove visitas de avaliação in loco para reconhecimento ou renovação do reconhecimento e uma para recredenciamento de cursos

O curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEC) da UFVJM, curso regular de graduação da universidade, acaba de receber conceito cinco na avaliação in loco do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)/MEC, nota máxima atribuída aos cursos de graduação avaliados.

Um total de dez cursos da UFVJM foi avaliado em 2019, sendo: a LEC, com conceito cinco; Engenharia Geológica, Engenharia de Materiais, Medicina (Campus JK/ Diamantina), Zootecnia (Campus Unaí) e Educação a Distância (EAD) conquistaram conceito quatro; e os cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental e Medicina Veterinária, do Campus Unaí, e Engenharia Física conquistaram conceito três.

De acordo com a procuradora educacional institucional da UFVJM, Valéria Rodrigues Neves, a universidade recebeu nove visitas de avaliação para reconhecimento ou renovação do reconhecimento de cursos de graduação, conforme o caso, e uma para o recredenciamento, situação da EAD.

Segundo Valéria, “os cursos de Engenharia de Materiais, Engenharia Agrícola e Ambiental e Engenharia Física estão aguardando da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA/Inep) parecer final sobre os relatórios de avaliação”.

“Estamos trabalhando para divulgar os relatórios, na íntegra, no portal da UFVJM, a fim de que toda a comunidade acadêmica possa conhecer quais são os pontos fortes e fracos apontados nesses relatórios", acrescentou.

LEC: representação pura dos Vales

A UFVJM iniciou sua experiência com a formação de professores para atuarem em escolas do campo estimuladas pelo Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo), em 2010.

Em 2012, as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) foram convocadas para a criação de cursos regulares de licenciatura em Educação do Campo na modalidade presencial. A UFVJM participou dessa iniciativa e, assim, criou condições para ofertar o curso de graduação, hoje conhecido como Licenciatura em Educação do Campo (LEC), que oferta as habilitações em Linguagens e Códigos e em Ciências da Natureza.

O curso conta atualmente com 220 estudantes matriculados e ativos. O quadro de servidores é composto por 15 professores, 2 técnicos de apoio administrativo e 1 técnico em assuntos educacionais. A primeira colação de grau ocorreu em 2015 com a primeira turma do Procampo, e, em 2017, iniciaram-se as colações de grau das turmas da LEC. A UFVJM já graduou 72 licenciados em Educação do Campo em ambas habilitações e a próxima colação de grau está prevista para dia 31 de janeiro de 2020.

A primeira avaliação do Inep presencial ocorreu em 2015, com foco no projeto pedagógico do Procampo e no projeto inicial da LEC e, à época, a nota obtida foi quatro. Neste ano, a universidade recebeu a visita in loco da segunda avaliação do Inep, com ênfase nas versões atuais do projeto pedagógico da LEC, obtendo a nota máxima prevista, que é cinco.

Saiba mais sobre o curso no Catálogo de Cursos da UFVJM.