Notícias

Aberta seleção de alunos para Grupo de Estudos sobre o Negro e Educação no Vale do Jequitinhonha

publicado: 05/09/2019 18h49, última modificação: 05/09/2019 18h56
Inscrições serão recebidas entre 9 e 13 de setembro

O Grupo de Estudos sobre o Negro e Educação no Vale do Jequitinhonha - Genejequi, com registro no Diretório de Grupos do CNPQ, localizado no Campus JK, em Diamantina-MG, vai selecionar dois alunos, de cursos de graduação da UFVJM. O campo de estudos e de desenvolvimento de pesquisas relaciona-se às políticas públicas de Ação Afirmativa, Pedagogia antirracista na educação básica, população negra e educação, política de cotas no acesso ao ensino superior público e heteroidentificação.

De acordo com o professor Marcelo Siqueira, do Departamento de Educação Física, e membro do grupo, “as linhas epistemológicas do Genejequi reúnem os temas: raça, classe, igualdade de oportunidade, justiça social, identidade racial, alteridade e análise sócio-histórica das desigualdades raciais no Brasil”.

As inscrições serão recebidas por e-mail entre os dias 9 e 13 de setembro. Os interessados devem entrar em contato através do endereço eletrônico: genejequi.ufvjm@gmail.com.

É necessário informar no corpo do e-mail os seguintes dados: nome completo, curso, data de nascimento, se é beneficiário de concessão de bolsa (e de qual natureza  - Pibic, Pibid, Pibex, Proace, entre outras).

O processo de seleção é composto de entrevista, com os seguintes critérios: identidade racial, interesse pela questão das relações raciais, disponibilidade de tempo para participar das reuniões do grupo e ter CRA acumulado acima de 60. As entrevistas vão ser realizadas nos dias 19 e 20 de setembro, e serão agendadas de acordo com a ordem de inscrição.

Venha participar de um grupo de estudo e de pesquisa que busca valorizar a presença da população negra nos processos educacionais no Vale do Jequitinhonha.