• PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Programa de Educação Tutorial

O PET - Programa de Educação Tutorial - é composto de grupos tutoriais de aprendizagem e busca propiciar aos estudantes de graduação, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares. As atividades extracurriculares que compõem o Programa visam garantir aos estudantes do curso oportunidades de vivenciarem experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais. O grupo PET, uma vez criado, mantém suas atividades por tempo indeterminado. No entanto, os seus membros possuem um tempo máximo de vínculo: ao bolsista de graduação é permitida a permanência até a conclusão da sua graduação e, ao tutor, por um período de, no máximo, seis anos, desde que obedecidas as normas do Programa.

O PET foi criado pela CAPES/MEC (Coordenadoria de Apoio ao Pessoal de Ensino Superior) em 1979 com o nome original de Programa Especial de Treinamento. O programa surgiu numa Época em que o ensino Superior Brasileiro passava por uma expansão desordenada: foram criadas muitas universidades sem um padrão de qualidade satisfatório. Em 2004, o nome foi alterado para Programa de Educação Tutorial. Os objetivos do programa, são a melhoria do ensino de graduação, a formação acadêmica do aluno, a interdisciplinaridade, e o planejamento e execução de atividades acadêmicas diversificadas em grupos de tutoria.

O PET oferece bolsas a grupos de até 12 estudantes de graduação selecionados por meio de editais, selecionados com base em testes e no currículo acadêmicoOs grupos se reúnem regularmente sob a orientação de um professor responsável, denominado Tutor, que tem a função de estimulá-los a desenvolver projetos e trabalhos em pesquisasensino extensão e de guiá-los a uma formação global, que envolva valores éticos, científicos e humanísticos, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular, além de contribuir para a sociedade onde atua.

Atualmente, a UFVJM possui seis grupos tutoriais, sendo 03 compostos por estudantes vinculados a cursos específicos e 03 de abrangência interdisciplinares. Os estudantes devem se dedicar e empregar 20 horas semanais em trabalhos extracurriculares, o que justifica a bolsa que acompanhará durante sua permanência no PET, ao longo de toda a graduação. Contudo, a meta e justificativa principal do grupo é amplificar conhecimentos para todos: comunidade acadêmica e comunidade em geral. O papel do PET deve ser, portanto, de trabalhar para reverter os investimentos nele feitos em benefício da instituição, fomentando mudanças e participando da implementação de projetos que deem novos rumos ao ensino superior.

A UFVJM possui atualmente 06 grupos de Educação Tutorial junto ao MEC, quais sejam: