Auditoria Interna

A Auditoria Interna (Audin) é o órgão técnico de controle da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), estando vinculada ao Conselho Universitário, conforme determina o § 3° do art. 15 do Decreto 3591/2000.

A atuação dessa unidade está prevista em seu Regimento Interno, aprovado pela  Resolução Consu nº 20/2014.

A atuação da Auditoria Interna se dá, principalmente, pela elaboração de seu Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT), devida e previamente aprovada pelo Conselho Universitário, considerando nesse planejamento, as estratégias, os objetivos, as metas da UFVJM, bem como os riscos a que está sujeita, além das expectativas dos auditados (tais como a alta administração e demais gestores) e a sociedade, de modo geral.

Como terceira linha de defesa, a Auditoria Interna avalia, de forma independente, a eficácia do gerenciamento de risco e a efetividade do sistema de controle interno, reportando eventuais deficiências e propondo ações de melhorias dos processos de integridade, de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos da gestão.

A unidade de Auditoria Interna, até o último dia de fevereiro do ano seguinte, presta conta de suas atividades do ano anterior, por meio do Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT).