Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais

publicado 14/10/2022 14h28, última modificação 14/10/2022 14h28
17 a 21 de outubro
17/10/2022 até 21/10/2022 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Campus I - Diamantina/MG
Visite o site do evento

Peça gráfica do evento

A partir da próxima segunda-feira, 17 de outubro, a UFVJM recebe a 21ª edição do Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2022), o principal evento científico da área de Interação Humano-Computador no Brasil. A realização é da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), através da Comissão Especial de Interação Humano-Computador (CEIHC), e organização da UFVJM em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Após dois anos acontecendo de forma remota, em razão da pandemia de covid-19, o evento será realizado entre os dias 17 e 21 de outubro, no Campus I da UFVJM, em Diamantina. O principal objetivo é discutir, pesquisar e promover o avanço da tecnologia em suas múltiplas interações com as pessoas, por meio de sessões técnicas de apresentação de artigos científicos, workshops, minicursos, competição de design e palestras internacionais e nacionais.

“O IHC é o principal evento da área de Interação Humano-Computador do Brasil, reunindo pesquisadores renomados na área. A realização de um evento desse porte em Diamantina é uma excelente oportunidade de aproximar a comunidade universitária diamantinense ao que há de mais recente nas pesquisas relacionadas ao projeto, uso e avaliação de sistemas interativos”, comentam as professoras Caroline Queiroz Santos (UFVJM) e Maria Lúcia Bento Villela (UFV), que fazem parte da Coordenação Geral do IHC 2022.

Caminhos da Interação

O IHC 2022 convida a comunidade científica a explorar os “Caminhos da Interação, em referência não somente às estradas percorridas pelos membros da comunidade de IHC para se reencontrarem presencialmente em Diamantina, mas também aos caminhos que vêm sendo traçados pela pesquisa em IHC no Brasil e no mundo.

Fazendo uma alusão aos caminhos que convergem e se cruzam em prol de um objetivo comum, os caminhos das pesquisas em Interação Humano-Computador no Brasil têm o seu maior entroncamento no IHC. Esse tem sido um grande fórum no qual ideias são apresentadas e discutidas entre a comunidade científica, no sentido de avançar as pesquisas relacionadas a design, uso e avaliação de tecnologias para melhorar a vida das pessoas, bem como ao seu impacto na sociedade.

Participe da 21ª edição do Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais!

Faça a inscrição on-line.

Conheça mais sobre o IHC 2022 e sua programação completa.