Roda de conversa sobre ensino e formação do professor de línguas

publicado 28/06/2022 16h30, última modificação 28/06/2022 20h24
29 de junho
Quando
29/06/2022
de 09h00 até 11h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Evento on-line
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

O curso de Letras/UFVJM vai receber os professores José Carlos Paes de Almeida Filho (UnB), Hejaine de Oliveira Fonseca (UFVJM), Kelly Regina Batista (Escola Estadual São.Joaquim) e Laíse Aparecida Dias Silva (Escola Estadual São.Joaquim ) para a roda de conversa “Formação de professores e aprendizes de línguas em situação de adversidades”. A roda de conversa vai acontecer dia 29/6, das 9h às 11h, de forma remota.

O evento tem como objetivo discutir, sob diferentes perspectivas, o ensino e a formação do professor de línguas a partir da pesquisa de pós-doutorado realizada por Hejaine de Oliveira Fonseca, docente da área de Inglês do curso de Letras, junto ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PGLA-UnB).

Para a professora Antonia, coordenadora do curso de Letras, “o evento é fundamental para a divulgação da pesquisa realizada por nossos docentes do curso de Letras”.  

A roda de conversa é gratuita, aberta à comunidade interna e externa, especialmente aos diretores e supervisores pedagógicos das escolas estaduais e municipais. Não é necessária a realização de inscrição. Haverá emissão de certificados.

Acesse o link para participar!

A formação do professor de línguas em situações de adversidades - Saiba mais sobre a pesquisa

A pesquisa pós-doutoral foi realizada na área de Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa pela professora Hejaine de Oliveira Fonseca, professora da área de Inglês do curso de Licenciatura em Letras da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da UFVJM, realizada na UnB com a supervisão acadêmica do professor José Carlos Paes de Almeida Filho, tendo a participação ativa da Escola Estadual São Joaquim, do município de Conceição do Mato Dentro. O objetivo geral do estudo foi  investigar e promover a formação de professores de línguas estrangeiras em contextos de adversidades, como o da UFVJM e da Educação Básica na região de Diamantina/MG.

O estudo obteve resultados tanto a respeito da formação do professor quanto do ensino e aprendizagem de línguas. Foram evidenciadas lacunas quanto à Competência Comunicativa do professor e a Competência Teórica, mais especificamente, relacionada a abordagens comunicativas de ensino. Essas lacunas influenciam, em certa medida, as maneiras de ensinar do professor, que se sente inseguro quanto aos usos comunicativos da língua inglesa em sala de aula e acaba reproduzindo uma abordagem estruturalista de ensino.

Quanto ao processo de ensino e aprendizagem de inglês, os resultados tornaram visíveis os problemas quanto ao uso das tecnologias no ensino remoto, entre eles, dificuldades de acesso, conexão e ausência de interação no ambiente virtual (Google Meet). E, ainda, quanto às videoaulas, visto que os alunos afirmaram aprender melhor no contexto presencial.

Os alunos do curso de Letras da UFVJM poderão aprender muito por meio da reflexão a respeito das cenas de sala de aula, depoimentos da professora da Educação Básica e de especialistas no documentário produzido ao final da pesquisa. O videodocumentário encontra-se disponível no YouTube.

 

A pesquisa realizada pela Prof.ª Hejaine está registrada na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) sob o número 2612021.