Curso on-line Criando um Podcast do Zero - 2ª edição

publicado 24/10/2022 16h51, última modificação 25/10/2022 08h54
2 a 16 de novembro
Quando
02/11/2022 até 16/11/2022 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
Evento on-line
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

Peça gráfica do Curso on-line Criando um Podcast do Zero

O curso on-line Criando um Podcast do Zero” chega à segunda edição, com o objetivo de ensinar as comunidades interna e externa à UFVJM a criar seu próprio podcast e, através disso, promover a circulação de novas ideias e conhecimentos, além de incentivar o uso da tecnologia de informação e comunicação digital.

As aulas serão síncronas, através da plataforma Classroom, de 2 a 16 de novembro. A organização é da professora do curso de História da UFVJM Vitória Azevedo da Fonseca (coordenadora) e da graduanda Ana Flávia Vitorino Honório.

“Por se tratar de um curso on-line e gratuito, que envolve a circulação de novas ideias, informação e curiosidade, traz grande impacto e transformação social, desenvolvendo o senso crítico da sociedade de tal forma que ela possa ser também agente de divulgação dos seus próprios conhecimentos”, comenta a organizadora Ana Flávia Honório.

Módulos, carga horária e inscrições

O curso será dividido em três módulos, totalizando a carga horária de 20 horas. Os módulos estão divididos da seguinte maneira:

1 - O que é um podcast e seus formatos - Escolha do tema, planejamento de conteúdo e roteiro, gravações, preparo vocal, equipamentos e local (5h);

2 - Editando o podcast - Trilha sonora, limpeza de ruídos, cortes e linhas de áudios (10h);

3 - Publicação - Apresentação das plataformas, capa do episódio, resumo de apresentação e divulgação (5h).

As organizadoras explicam que as aulas ao vivo contarão com slides passo a passo de cada etapa e, a cada exibição, será mostrado como se faz na prática. Também será criada uma pasta no drive em que os participantes poderão acessar os modelos de áudios a serem editados, que serão posteriormente analisados com apontamentos e sugestões. Ao final do curso, cada participante deverá criar um episódio de autoria própria e apresentá-lo para toda a turma.

As inscrições para o curso “Criando um Podcast do Zero” são gratuitas e podem ser feitas até a próxima segunda-feira, 31 de outubro. Haverá emissão de certificados aos participantes.

Participe! Faça sua inscrição preenchendo o formulário on-line.

O que é um podcast

Seja para se informar, por entretenimento ou criação de conteúdo, o número de usuários nas plataformas de podcast, conhecida também como podosfera, aumentou consideravelmente nos últimos anos, principalmente depois da pandemia covid-19.

Diferentemente de um programa de rádio, o podcast pode ser considerado uma mídia digital que tem um modo de produção e disseminação livre, abordando diferentes assuntos e podendo ser acessada a qualquer momento com o suporte da internet.

O curso “Criando um Podcast do Zero” tem registro (número 202206000035) como atividade de extensão na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM.