3º módulo do Encontro de Saberes 2022 - Encantarias do Vale do Jequi

publicado 21/11/2022 21h03, última modificação 23/11/2022 16h27
28 a 30 de novembro
28/11/2022 até 30/11/2022 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Ágora do Centro de Estudos de Humanidades/FIH - Campus JK

Peça gráfica 1 - 3º módulo do Encontro de Saberes 2022 - Encantarias do Vale do Jequi

O projeto Encontro de Saberes da UFVJM convida toda a comunidade interna e externa à universidade para participar do 3º módulo da disciplina Encantarias do Vale do Jequi, que tem como tema “Espiritualidade, corpos brincantes e sonoros”.

Os encontros serão realizados de 28 a 30 de novembro, na Ágora do Centro de Estudos de Humanidades / FIH - Campus JK, em Diamantina, com participação dos mestres Antônio Bastião e Andrezinho e da mestra Dona Geni. Não há necessidade de inscrição prévia.

Acompanhe a programação:

28/11 - 8h às 11h - Mestre Andrezinho

29/11 - 8h às 11h - Mestra Dona Geni / 14h às 17h - Mestre Antônio Bastião

30/11 - 8h às 12h - Mestra Dona Geni, Mestre Andrezinho e Mestre Antônio Bastião

Texto em destaque: conheça o Mestre Antônio Bastião. O som dos tambores bate forte no coração do ser humano. Os tambores são fonte de vida, de tudo. Mestre Antônio Bastião fabrica tambores, ofício que aprendeu com seus antepassados e continua dando seguimento, como ele mesmo diz. Nesse ofício espalha lições de fé, de respeito à natureza, ao ser humano e ao divino. Mestre Antônio Bastião é um grande guardião da natureza. Possui uma espiritualidade que transborda em suas falas. Mestre das ervas e das benzeções, sua sabedoria se espalha em pequenos gestos. Que estejamos atentas e atentos aos seus ensinamentos! Texto em destaque: conheça a Dona Geni. Rainha do Congado em Chapada do Norte, pertencente à Comunidade quilombola de Água Suja, Mestra Geni Carvalho Soares tem sua fé expressa em sua religiosidade, através da dança, do candomblé e da benzeção. Dona Geni transmuta em alegria seus conhecimentos! Grande mobilizadora e importante referência para sua comunidade, é fonte e multiplicadora de uma espiritualidade ímpar. Em suas lembranças também estão a vida na roça e a força de seus ancestrais. Texto em destaque: conheça o Mestre Andrezinho. André Cândido Teixeira, mais conhecido como Mestre Andrezinho, é músico, artesão, escritor, poeta e pintor. Da Comunidade Quilombola de Vai-Lavando, área rural do município de Berilo, no Vale do Jequitinhonha, Andrezinho começou, ainda criança, a esculpir seus próprios brinquedos. Áté hoje se aproveita das formas orgânicas das madeiras encontradas na mata próxima a sua casa para dar vida a bichos e personagens da sua região. O mestre apenas utiliza o que a natureza lhe disponibiliza, demonstrando forte consciência sobre a terra e o território. Andrezinho também é Capitão do Congado de Nossa Senhora do Rosário.

Encontro de Saberes - inclusão e tradição

Desde sua formação, em 2018, a Comissão Encontro de Saberes da UFVJM tem desenvolvido várias ações, eventos, projetos de pesquisa e de extensão e rodas de conversa. Um dos seus principais objetivos, enquanto política de ação afirmativa em nossa instituição, é a inclusão das mestras e mestres dos saberes tradicionais como protagonistas em atividades tanto de ensino quanto de pesquisa e extensão.

Conheça as atuais equipes envolvidas e parceiros do projeto:

* Equipe docente - Ana Flávia Figueiredo; Ofélia Ortega; Silvia Regina Paes; Clebson Souza de Almeida; Paula Cristina Silva; José Cláudio Luiz Nobre; Virgínia Martins Fonseca.

* Equipe discente voluntária - Tarsila Esteves Gonçalves de Paula; Ana Alice Franca da Silva Gomes; Eduarda Diana Carvalho.

* Parceiros - Curso de Graduação em Licenciatura em Educação do Campo (LEC); Núcleo de Estudos em Literaturas, Artes e Saberes (NELAS/UFVJM/CNPq); Associação Tingui; Programa de Pós-Graduação em Saúde, Sociedade e Ambiente (SASa/CNPq/UFVJM); Centro de Agricultura Vicente Nica (CAV); Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG); Observatório dos Vales do Semiárido Mineiro.

A ação está registrada na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura sob o número 202203000257.