Live: Abertura do Programa Institucional de Inovação Tecnológica na UFVJM

publicado 08/07/2021 13h48, última modificação 08/07/2021 13h48
9 de julho
Quando
09/07/2021 from 10h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Evento on-line
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) realizará, amanhã (9/7), live de abertura oficial do Programa Institucional de Inovação Tecnológica (MAI-DAI) na UFVJM. O evento será às 10h e contará com a participação do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico  (CNPq), Evaldo Vilela. A live será transmitida pelo canal do Grupo de Estudos Genética e Biotecnologia Florestal da UFVJM no YouTube, que pode ser acessado aqui.

De acordo com a PRPPG, o evento tem como principal objetivo apresentar o Programa MAI-DAI na UFVJM. O diretor de Pesquisa da pró-reitoria, professor Fabrício Terra, explica que “trata-se da divulgação de uma parceria inédita entre docentes da UFVJM, CNPq e empresas público-privadas para financiamento de bolsas de graduação e pós-graduação”. Além da presença do presidente do CNPq, o evento também contará com a participação de representantes de empresas parceiras. 

O Programa na UFVJM

Com o Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação - MAI/DAI, o CNPq pretende contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação, fomentar projetos inovadores que apresentem risco tecnológico, por meio da pesquisa acadêmica, estimular a criação de redes de parcerias entre instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs) e empresas para a execução de projetos de pesquisa e de tecnologia inovadoras; auxiliar as empresas no desenvolvimento ou na melhoria de produtos, processos e serviços que favoreçam o avanço de setores econômicos estratégicos; além de promover ações de educação, popularização e/ou divulgação científica.

De acordo com a Diretoria de Pesquisa da UFVJM, “O MAI/DAI na UFVJM inicia com a aprovação do projeto InovaAgroFlorestal: inovações MAI/DAI - UFVJM no setor agroflorestal e de bioenergia, liderado pelos professores Anderson Barbosa Evaristo, José Barbosa dos Santos e Marcelo Luiz de Laia, em parceria com as empresas Syngenta, Suzano S/A, Embrapa Agroenergia e Acrotech”.

A diretoria explica que esse “é o primeiro sistema de ingresso em programas de pós-graduação voltado exclusivamente para a área de inovação tecnológica na UFVJM.  Para esse projeto serão destinados recursos para bolsas de Iniciação Científica Tecnológica e Inovação (ITI), de mestrado (Ms) e de doutorado (Ds) oriundas do CNPq, além do aporte das empresas para custeio dos planos de trabalho”. 

Confira a programação da live:

• Abertura - coordenação MAI DAI / UFVJM – Professor José Barbosa dos Santos
• Coordenação dos projetos com a Acrotech e Embrapa – Professor Anderson Barbosa Evaristo
• Representante da Empresa Acrotech Sementes e Reflorestamento - Felipe Morbi
• Representante da Embrapa Agroenergia - Simone Palma Favaro
• Coordenação do projeto com a Syngenta – Professor José Barbosa dos Santos
• Representante da Syngenta Proteção de Cultivos Ltda – Hugo Leonardo Gomes
• Coordenação do projeto com a Suzano – Professor Marcelo Luiz de Laia
• Representante da Suzano Papel e Celulose - Edival Angelo Valverde Zauza
• Reitor da UFVJM – Professor Janir Alves Soares
• Presidente do CNPq - Professor Evaldo Ferreira Vilela

Saiba mais sobre o Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação - MAI/DAI / CNPq aqui.

Conheça o Projeto InovaAgroFlorestal: inovações MAI/DAI - UFVJM no setor agroflorestal e de bioenergia aqui.