Estreia do Programa Prosa de Cultura

publicado 16/03/2021 16h33, última modificação 16/03/2021 16h33
17 de março
Quando
17/03/2021 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Evento on-line
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

Amanhã (17/3) é dia de Prosa de Cultura, realizada pelo Projeto Rádio Zói d’Água: memória, música e poesia dos Vales, da UFVJM. Será a primeira edição de uma série de bate-papos que será realizada pelo projeto de extensão com artistas, produtores culturais e pesquisadores que tenham relação com o Vale do Mucuri e o Vale do Jequitinhonha.

A Prosa de Cultura será on-line, transmitida pelos canais do projeto no YouTube e Instagram @radiozoidagua. O primeiro programa contará com a participação do violeiro e compositor Bilora.

De acordo com o professor do Departamento de Ciências Humanas e Sociais do Campus do Mucuri da UFVJM, José Carlos Freire, o Prosa de Cultura é a segunda ação do projeto Zói d’Água. 

“Desde abril de 2020, o projeto já realiza o Prosa de Domingo, que tem influência dos antigos programas de rádio, e foi criado com o intuito de alegrar as manhãs de domingo dos ouvintes no contexto da pandemia. Fizemos duas temporadas, uma sobre música caipira e outra sobre as expressões contemporâneas da música de viola. Agora, a partir do mês de março, resolvemos dar um passo a mais, criando um segundo programa, o Prosa de Cultura”, explica o professor, que apresentará o O Prosa de Cultura juntamente com o ex-aluno do curso de Economia da UFVJM, do Campus do Mucuri, Rafael Avelino. 

Projeto Rádio Zói d’Água

O projeto de extensão Rádio Zói d'Água: memória, música e cultura dos Vales tem como objetivo divulgar a cultura dos Vales do Mucuri e do Jequitinhonha para a comunidade interna e externa à UFVJM, e foi implementado como projeto de extensão da UFVJM em janeiro de 2021. Além do professor José Carlos e de Rafael Avelino, a equipe executora do projeto conta com a participação da ex-aluna do curso de Serviço Social da UFVJM/Campus do Mucuri, Gheidlla Mendes, e da aluna do mestrado em Estudos Rurais da UFVJM, Herena Barcelos.

Segundo o professor José Carlos, o projeto também conta com uma equipe de apoio com pessoas de diferentes cidades de Minas Gerais e de outros estados.

"A importância do nosso projeto não está apenas na valorização da cultura de nossas regiões, no sentido da conservação, mas, sobretudo no incentivo à produção artística de novos músicos, poetas, pintores, artesãos, etc. A cultura é algo vivo e é no encontro entre quem já tem uma caminhada e quem está começando que todos aprendem e crescem", destaca José.

Todas as produções do projeto, do Prosa de Domingo e do Prosa de Cultura, podem ser conferidas aqui.