Pint of Science 2020

publicado 24/08/2020 15h08, última modificação 24/08/2020 18h13
8 a 10 de setembro
08/09/2020 19h00 até 10/09/2020 19h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Evento on-line
Visite o site do evento

Diamantina participará pela terceira vez do Pint of Science e, durante os três dias de bate-papo sobre ciência, pesquisadores e profissionais da saúde vão conversar com o público sobre o tema que está provocando inquietações e questionamentos em toda a comunidade científica e não científica em todo o mundo: o novo coronavírus (Sars-Cov-2), que provoca a Covid-19.

A proposta dos bate-papos, marcados para os dias 8, 9 e 10 de setembro, e transmitidos no canal oficial da UFVJM no YouTube, é esclarecer dúvidas e apresentar informações a respeito das ações realizadas pela comunidade UFVJM no combate à pandemia; como o vírus age em crianças, adolescentes e jovens adultos, e como a pandemia está ocorrendo na região do centro-norte de Minas Gerais (Norte e Noroeste de Minas, Jequitinhonha e Vale do Mucuri), abordando as questões mais polêmicas desse tema, como a origem do novo coronavírus e as vacinas criadas em tempo recorde, além da duração da pandemia.

Será uma oportunidade para os interessados ouvirem e tirarem suas dúvidas com os participantes, entenderem como funciona a pesquisa científica e descobrirem as dificuldades e belezas da ciência, tudo isso no conforto e sem sair de casa. O Pint of Science em Diamantina é realizado pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), através da coordenação do professor André Covre, em parceria com a Diretoria de Comunicação Social (Dicom) e com o Centro e Inovação Tecnológica (Citec) da universidade. O patrocínio oficial é da FXnet e conta com o apoio dos restaurantes Bom Jesus, Mr. Chef’s, Café Livraria Espaço B e Catedral Pub.

A terceira edição do Pint of Science é gratuita e não necessita de inscrição prévia. Seu objetivo é divulgar o conhecimento científico de forma descontraída, como no ambiente de um bar. Segundo o coordenador do evento, prof. André, o objetivo este ano é munir a sociedade de informações corretas sobre a Covid-19 e, para entrar no clima, no conforto da sua casa, vale abrir uma cerveja ou qualquer outra bebida da sua preferência: vinho, refrigerante, suco ou água. “Como estamos no meio de uma pandemia e a orientação científica é ficar em casa, o evento este ano será on-line, mas nem por isso deixaremos de brindar à ciência”, afirma o professor.

Cartaz, com fundo preto e pontos brilhantes (nas cores azul-claro, branco e laranja) que representam o universo, mostra na parte superior os dizeres Pint of Science (na cor laranja). Abaixo, na lateral esquerda (nas cores azul-claro, branco e laranja), está a data do evento: 8 - 9 - 10 de setembro de 2020 -  Diamantina - Minas Gerais. Ao lado, na parte central, está escrito dentro de uma bolha: Save the date. Na lateral direita, tem um desenho formado por um conjunto de linhas (nas cores azul-claro, branco e laranja) que formam uma árvore composta por vários elementos que representam a união de diversas áreas do conhecimento: cadeia do DNA, sinapses, conexões químicas, pêndulo de Newton, uma maçã, um pássaro, folhas. No canto esquerdo, dentro de uma bolha, está escrito: Assista aqui. Em seguida está o endereço do canal do YouTube da UFVJM: /UFVJMoficial. Ao lado, dentro de outra bolha, está a logomarca do Pint of Science. Na parte inferior do cartaz, no lado esquerdo, está escrito: realização UFVJM e a logomarca da instituição. Patrocínio: FXnet e a logomarca da empresa.

Serviço:

Pint of Science 2020