5º Seminário de Formação Pedagógica Docente

publicado 10/12/2020 17h46, última modificação 10/12/2020 18h17
15 a 17 de dezembro
15/12/2020 até 17/12/2020 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Evento on-line
Site
Visite o site do evento
iCal

No período de 15 a 17 de dezembro, a UFVJM irá realizar, de forma on-line, o 5º Seminário de Formação Pedagógica Docente (Forped), como espaço para reflexões a respeito das experiências vivenciadas pelos professores e a percepção dos impactos na formação dos estudantes diante do Ensino Remoto Emergencial, ofertado durante a pandemia da Covid-19.

O seminário surge diante da necessidade de refletir os desafios para a reorganização das atividades de ensino no contexto remoto e on-linequando as tecnologias tornaram-se indispensáveis no processo de aprendizagem e de comunicação. Nesse sentido, desde o início da retomada das atividades da Comissão do Forped, em setembro de 2020, foi assumido por ela o compromisso de contribuir para a criação de espaços de reflexão e formação docente na UFVJM.

A programação do seminário será composta por palestras, mesas-redondas e discussões em grupos de trabalho, abordando as temáticas: mediação tecnológica, estágios supervisionados e avaliação. As palestras e mesas-redondas serão transmitidas pelo canal FORPED UFVJM no YouTube e, para ampliar os espaços de discussão, os relatos de experiências serão realizados nos grupos de trabalho, em reuniões via Google Meet.

Os interessados em participar do seminário devem inscrever-se para obter a certificação. Os participantes são convidados a submeter seus relatos de experiência na forma de vídeos, que serão disponibilizados ao longo do seminário. Para inscrições e outras informações, acesse o site do 5º Seminário Forped através do endereço: https://www.even3.com.br/vseminarioforped/ .

Cartaz com uma figura no canto esquerdo de uma cabeça com seu cérebro movido à engrenagens. Acima da cabeça, várias palavras e expressões relacionadas à ensino não presencial, e abaixo da mesma a sigla 'FORPED'. À direita, o título: 'V Seminário de formação pedagógica docente', seguido mais abaixo por sua continuação: 'reflexão sobre as atividades não presenciais na UFVJM'. Seguindo a tendência verticalmente e em direção ao rodapé do cartaz se encontram a data de realização do evento: 15 a 17 de dezembro de 2020 e as expressões: 'programação e informações: https://www.even3.com.br/vseminarioforped/' e '#RELATOSDEEXPERIÊNCIAS'. Já na parte inferior, à esquerda está o link de transmissão pelo canal do FORPED no YouTube: https://www.youtube.com/c/FORPEDUFVJM/live, à direita, o ícone da plataforma Google Meet seguido da frase: 'acompanhe os relatos de experiência pelo Google Meet'. No canto inferior direito do cartaz se encontram as logos da Prograd e da UFVJM.

O que é o Programa de Formação Pedagógica Docente

O Programa de Formação Pedagógica Docente (Forped) tem como objetivo promover o aprimoramento pedagógico permanente do corpo docente, mediante:

• o estímulo à reflexão sobre a prática pedagógica no Ensino Superior a partir da estruturação didática do processo de ensino e dos elementos que a constituem;
  • a avaliação crítica da retenção e da evasão dos estudantes;
  • a apropriação de novas concepções e metodologias de ensino-aprendizagem e processos avaliativos;
  • o estímulo à inovação didática e curricular, à troca de experiências bem sucedidas e à produção de material didático-pedagógico;
  • o estímulo à capacitação para uso de tecnologia da informação no processo de ensino-aprendizagem e;
  • a promoção de ações que visem o exercício da interdisciplinaridade.