2ª Semana de La Hispanidad

publicado 02/09/2019 11h54, última modificação 06/09/2019 18h28
9 a 13 de setembro
09/09/2019 até 13/09/2019 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Diamantina/MG

Repensando la Enseñanza de Lengua, Literaturas y Culturas Hispánicas” é o tema da 2ª Semana de La Hispanidad da UFVJM, que será realizada de 9 a 13 de setembro, em Diamantina. O evento anual da área de Espanhol do curso de Letras (Português e Espanhol) da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH), organizado pelos professores da área, tem na programação palestras, minicursos, oficinas, rodas de conversa e atividades culturais, que serão realizadas no Campus JK. No última dia, as atividades acontecem no Museu do Diamante.

A Semana de La Hispanidad tem o objetivo de discutir um tema que tenha a ver com o curso de Letras (Espanhol), homenagear um escritor hispânico e socializar projetos e ações culturais nas três grandes áreas de um curso de graduação: ensino, pesquisa e extensão.

De acordo com a professora Antonia Cabrera, uma das responsáveis pela organização do evento, “este ano a semana homenageia Federico García Lorca porque é um dos poetas mais importantes das literaturas hispânicas, artista multifacetado e que foi fuzilado na Guerra Civil Espanhola pelas tropas franquistas. Todos os anos haverá um escritor homenageado para abrilhantar o evento”.

Quanto ao tema, a professora Antonia conta que foi escolhido a partir da necessidade de refletir sobre o ensino de Língua Espanhola. "Vivemos um momento especialmente crítico do ensino de Língua Espanhola, não só nas escolas, mas nos cursos de graduação em Letras (Espanhol). É preciso repensar nossas práticas para propor novos caminhos em vista de se manter o ensino de língua espanhola (e suas literaturas e culturas hispânicas) no Brasil”, relata.

Entre as atividades da programação da 2ª Semana de La Hispanidad, destacam-se as participações dos professores Sara Belaonia (UFG) e Juan Pablo Chiappara (UFV), que virão palestrar em suas respectivas áreas: ensino e literatura. Destaca-se, também, a inédita participação dos professores egressos do curso de Letras da UFVJM que trabalham em escolas de Diamantina e região com o ensino de Espanhol.

Para encerrar o evento, dia 13, será ministrada pelas professoras Antonia Cabrera e Lorenza Guimarães, da UFVJM, uma oficina sobre o poeta espanhol Federico García Lorca, no Museu do Diamante. Logo após, será organizado um sarau-literário.

Confira toda a programação no fôlder, neste link.

Todos os eventos são abertos à comunidade e não há pré-requisito algum para participar das atividades propostas.

As inscrições foram prorrogadas até a próxima segunda (9), por meio do formulário eletrônico disponível neste link.

Além das professoras Antonia e Lorenza, são responsáveis pela organização Gustavo Nunes e Heliandro Rosa. O evento tem o apoio da FIH, do curso de Letras e do Museu do Diamante.

Haverá emissão de certificados aos participantes.