Ação pela não violência contra a mulher

publicado 19/11/2019 11h25, última modificação 19/11/2019 11h38
20, 21, 23 e 24 de novembro
Quando
21/11/2019 from 12h00 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Todas as datas
20/11/2019 from 12h00
21/11/2019 from 12h00
23/11/2019 from 12h00
24/11/2019 from 12h00
Onde
Campus do Mucuri - Teófilo Otoni/MG
Adicionar evento ao calendário
iCal

O mês de novembro é marcado pelo Dia Internacional de Não Violência Contra a Mulher, no dia 25. Para marcar a data, o projeto de extensão da UFVJM, no Campus do Mucuri, Observatório dos Direitos das Mulheres dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em parceria com diversas instituições que atuam no tema, vai realizar dois eventos em Teófilo Otoni: dias 20/11 e 21/11 acontecerá a exposição itinerante e interativa Nem Tão Doce Lar pela superação da violência doméstica e familiar; e 23/11 e 24/11 o 3º Encontrão de Mulheres do Mucuri. Os dois eventos são abertos para a participação de toda a comunidade.

A exposição será na Praça Tiradentes, no espaço Casa de Vidro, que fica no centro da cidade de Teófilo Otoni, das 8h30 às 18h30, e não precisa se inscrever para realizar visitação. Já o 3º Encontrão de Mulheres será realizado na Casa dos Movimentos Sociais de Teófilo Otoni (Feira do Veneta, bairro Manoel Pimenta). Para o encontrão é necessário fazer inscrição, até o próximo dia 22, aqui.

Neste ano, o encontrão traz como tema Onde estão as mulheres do Mucuri?. Com oficinas, palestras, rodas de conversa, música, apresentações culturais, sorteio de brindes e apitaço "Pela vida mulheres não hesite, apite", a programação é destinada especialmente para a participação de mulheres. Nesta edição, o Observatório dos Direitos das Mulheres da UFVJM oferecerá a oficina “Mulheres: corpos silenciados?”, que será ministrada pela professora Andréa Kelmer de Barros, do curso de Serviço Social.

De acordo com a coordenadora do projeto de extensão, a assistente em administração da UFVJM, Rhideme Souza, especialmente nessa data o Observatório não poderia deixar de contribuir com ações voltadas à mobilização e sensibilização em relação ao direito à vida das mulheres, dignidade e igualdade de gênero. “A extensão universitária é um espaço de troca de saberes, de interação, diálogo e construção coletiva, e é isso que o Observatório dos Direitos das Mulheres vem construindo ao longo desses anos com estudantes e profissionais da UFVJM, instituições parceiras e, especialmente, com o público de mulheres dos Vales dos Mucuri e Jequitinhonha”, destaca Rhideme.

Confira a programação completa do 3º Encontrão de Mulheres do Mucuri neste link. E conheça os parceiros para a realização dos eventos aqui.

O Observatório

O Observatório dos Direitos da Mulher nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri é um projeto de extensão da UFVJM, no Campus do Mucuri, que fica em Teófilo Otoni. O projeto foi criado no ano de 2016 e conta com a participação de professores, técnicos administrativos e alunos do curso de Serviço Social, e de alunos bolsistas de diferentes cursos no Campus do Mucuri e colaboradores internos e externos. O projeto tem como principal objetivo contribuir com a construção de novas relações de gênero, buscando promover o fortalecimento dos direitos das mulheres e ampliação da atuação da UFVJM junto à rede de proteção e defesa das mulheres nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Segundo a coordenadora do projeto, desde a sua criação o projeto vem atuando na região por meio da articulação entre ensino, pesquisa e extensão. "São realizadas ações como palestras, cursos de capacitação, grupo de estudos, rodas de conversas, seminários, cine debate, encontros, dentre outras atividades voltadas para as relações patriarcais de gênero, combate à violação dos direitos das mulheres e fortalecimento da rede de proteção e defesa das mulheres”, explica Rhideme.