Transparência e Prestação de Contas

A organização e divulgação das informações relacionadas à transparência e prestação de contas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) neste site visa atender as exigências previstas na Instrução Normativa n° 84/2020 do Tribunal de Contas da União (TCU), referente à tomada e prestação de contas dos administradores e responsáveis legais da administração pública federal.

De acordo com a IN 84/2020, a prestação de contas tem como finalidade "demonstrar, de forma clara e objetiva, a boa e regular aplicação dos recursos públicos federais para atender às necessidades de informação dos cidadãos e seus representantes, dos usuários de serviços públicos e dos provedores de recursos, e dos órgãos do Poder Legislativo e de controle para fins de transparência, responsabilização e tomada de decisão".

Desse modo, a referida instrução normativa aplica-se aos processos de contas referentes aos exercícios de 2020 e anos seguintes. 

A UFVJM  convida a sociedade e os usuários dos seus serviços para conhecer e acompanhar a prestação de suas contas, respeitando os princípios da transparência e do controle social nos recursos públicos geridos pela instituição.