Sistemas de Informação

Diamantina - Campus JK

Sistemas de Informação

O curso de graduação em Sistemas de Informação (SI) é um curso da área de Ciência da Computação que tem por característica projetar e desenvolver sistemas e aplicativos, bem como utilização de novas tecnologias como meio para solucionar problemas da sociedade moderna. O curso visa à formação de profissionais para atuação na indústria, empresas de tecnologia da informação e/ou academia, realizando pesquisa, gestão, desenvolvimento, uso e avaliação de tecnologias e conhecimento com o objetivo de transformar a sociedade.

Considerando que as organizações esperam que o profissional de Sistemas de Informação tenha habilidades para atuar em vários contextos, a formação oferecida pelo curso da UFVJM possibilita que os egressos usem suas competências na compreensão dos aspectos sociotécnicos das tecnologias e na compreensão da complexidade dos sistemas organizacionais e sociais, em suas diferentes dimensões. Para isso, o curso oferece disciplinas nas mais diferentes áreas da computação e possibilita ao estudante conhecer e fazer uso de suas competências, conceitos, metodologias, técnicas e ferramentas de sistemas de informação para atuar no desenvolvimento de sistemas, banco de dados, redes de computadores, oferecendo disciplinas nas mais diferentes áreas da computação.

 

Perfil do Profissional

O Bacharel em Sistemas de Informação é o profissional que poderá desenvolver e/ou gerenciar soluções baseadas em tecnologias para inovação e melhoria dos processos de negócio das organizações, de forma que elas atinjam efetivamente seus objetivos estratégicos de negócio. Além disso, este profissional também é capaz de:

  • projetar, desenvolver e administrar sistemas de informação das organizações, possibilitando que elas tenham as informações de que necessitam para as suas operações e vantagem competitiva;
  • escolher e configurar equipamentos, sistemas e programas para a solução de problemas que envolvam a coleta, processamento e disseminação de informações;
  • entender os modelos e as áreas de negócios, atuando como agentes de mudança no contexto organizacional; e
  • inovar, planejar e gerenciar infraestrutura de tecnologia da informação e da comunicação em organizações públicas ou privadas.

 

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para os profissionais de SI está em expansão constante. Cada vez mais as tecnologias são agregadas à vida das pessoas e suas atividades de trabalho, o que demanda profissionais qualificados para desenvolver e evoluir essas tecnologias. Os profissionais de SI são absorvidos rapidamente pelas organizações (públicas ou privadas) e também pela academia, em programas de mestrado/ doutorado. Nesse contexto, os profissionais de SI bem preparados, que são criativos e estão atualizados (antenados) com as tendências e inovações na área se sobressaem e conseguem boas oportunidades de trabalho, no Brasil ou no exterior. Outra possibilidade, também, é a de montar o seu negócio próprio na área. Muitos profissionais criam suas startups e outros são inseridos em órgãos do governo, empresas como Google e Facebook, instituições de ensino e pesquisa, entre muitas outras possibilidades.

 

O Curso na UFVJM

O curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri destaca-se por um possuir um corpo docente qualificado nas diversas áreas da Computação e Administração e uma estrutura curricular adequada às diretrizes curriculares para a área. Dispõe de prédio projetado especificamente para atender às demandas dos alunos, professores e técnicos do Departamento de Computação, com 5 laboratórios de pesquisa e 5 laboratórios de ensino.

Além disso, possui grupos de pesquisas alinhados às demandas da comunidade científica nacional e internacional, que produzem conhecimento por meio de publicações regionais, nacionais e internacionais, nos mais variados eventos e periódicos. Possui, também, projetos de extensão, que buscam inserir a comunidade em ações que visam à melhoria de vida das pessoas e a disseminação do conhecimento gerado na UFVJM.

 

Dados do Curso

  • Curso de Graduação: Sistemas de Informação
  • Grau: Bacharelado
  • Modalidade: Presencial
  • Titulação: Bacharel em Sistemas de Informação
  • Regime de matrícula: Semestral
  • Número de vagas: 30 vagas/semestre
  • Turno: Noturno
  • Tempo de duração: Mínimo - 4,5 anos / Máximo - 6,5 anos
  • Carga horária total: 3040 horas 
  • Ano de início do curso: 2006
  • Unidade acadêmica vinculada: Faculdade de Ciências Exatas
  • Departamento vinculado: Departamento de Computação
  • Ato de criação/autorização: Ata COSUP 229 de 31/12/2006 e Portaria n.o 120, de 22 de fevereiro de 2007
  • Ato de reconhecimento: Portaria SERES/MEC nº 216, de 31 de outubro de 2012, publicada no DOU de 06 de novembro de 2012
  • Ato de renovação de reconhecimento:Portaria SERES/MEC no 286, de 21 de dezembro de 2012, publicada no DOU de 27 de dezembro de 2012

 

 

Grade Curricular e Corpo Docente

 

 

Última modificação 29/11/2019