História

Diamantina - Campus JK

História

O profissional formado em História é dotado de ferramentas cognitivas metodológicas e teóricas, com conhecimentos do passado e do presente, capacitado a atuar tanto no âmbito escolar quanto em espaços museais, culturais e outros, para lecionar e investigar sobre o processo de formação da cultura histórica e processos de aprendizagens nos diferentes espaços de interação social. O profissional é capaz de desenvolver pesquisa e produção do conhecimento histórico tanto no âmbito acadêmico quanto em outros espaços públicos, para circulação mais ampla, tais como em museus, espaços culturais, diversas mídias, audiovisuais, produtos tecnológicos, etc. Trabalhará, portanto, com todas as dimensões da História, dominando conhecimentos específicos da sua área, bem como com as metodologias e técnicas essenciais à produção e divulgação do ensino e do conhecimento histórico.

 

Perfil do Profissional

O historiador é um profissional que pode atuar em diversos espaços cujo olhar e ferramentas capacitam-no a pensar as diversas facetas das temporalidades, interligando passado, presente e futuro. Esse profissional é formado para utilizar variadas metodologias de pesquisa analisando diversas tipologias de fontes históricas, a partir de sua própria historicidade, e é capaz de produzir narrativas que produzem sentidos aos fatos e processos históricos. O olhar em perspectiva temporal torna esse profissional habilitado a compreender os processos do presente de forma mais ampla e crítica. Pode atuar como professor-pesquisador na Educação Básica, pública ou privada; em gestão educacional; em instituições públicas e privadas de preservação documental; como consultor histórico de produções artístico-culturais e na produção de materiais didáticos em diversos suportes midiáticos.

 

Mercado de Trabalho

Escolas da Rede Pública e Privadas, modalidades presenciais e EaD. Serviço Público. Autarquias. Organizações Não Governamentais. Arquivos Públicos ou Privados. Museus. Consultorias. Editoras. Empresas de Comunicação.

 

O Curso na UFVJM

O objetivo primordial do curso de Licenciatura em História da UFVJM, reconhecendo o caráter indissociável da pesquisa, do ensino, da extensão e da internacionalização, é formar professores pesquisadores que estejam capacitados a atuar na produção, transmissão e comunicação do conhecimento histórico. Portanto, a formação do licenciado em História alia o conhecimento atualizado ao domínio das normas e procedimentos do seu ofício, de modo a ser capaz de socializá-lo com clareza e responsabilidade. A formação dos licenciados leva em conta a reflexão e a prática do trabalho em diversas instituições educativas, como museus, centros de documentação e arquivos, assim como o domínio das linguagens em diversas mídias, bem como formas de produção e divulgação do conhecimento histórico.

 

Dados do Curso

  • Curso de Graduação: História
  • Grau: Licenciatura
  • Modalidade: Presencial
  • Titulação: Licenciado em História
  • Regime de matrícula: Semestral
  • Número de vagas: 40 vagas/semestre
  • Turno: Noturno
  • Tempo de duração: Mínimo - 4 anos / Máximo - 6 anos
  • Carga horária total: 3225 horas 
  • Ano/Semestre de início do curso: 2012/1
  • Unidade acadêmica vinculada: Faculdade Interdisciplinar em Humanidades
  • Ato de criação/autorização de funcionamento: Resolução CONSU o 29, de 7 de novembro de 2008
  • Ato de reconhecimento: Portaria SERES/MEC Nº 112, de 14 de fevereiro de 2014
  • Ato de renovação de reconhecimento de curso: Portaria SERES/MEC No. 1098, de 24 de dezembro de 2015

 

 

Grade Curricular e Corpo Docente

 

 

Última modificação 13/1/2020