Educação Física (Licenciatura)

Diamantina - Campus JK

Educação Física é uma das áreas do conhecimento que tem raízes históricas já nos primórdios da civilização humana. As práticas corporais possuem marcos em diversas épocas nas diferentes culturas. Atualmente, a Educação Física constitui-se em uma área interdisciplinar que busca nas diversas matrizes científicas subsídios para organizar sua prática. O educador físico lida com diferentes conhecimentos sobre o corpo, tais como as ginásticas, as danças, as artes marciais, os esportes, além de acompanhar as inovações nas mais diversas técnicas corporais desenvolvidas na atualidade. O educador físico possui a responsabilidade de organizar pedagogicamente esses conhecimentos e possibilitar o acesso qualificado às diferentes técnicas e conhecimentos do corpo em diferentes espaços e campos de atuação profissional.

 

Perfil do Profissional

Espera-se que o profissional formado pelo curso de Licenciatura em Educação Física da UFVJM tenha uma compreensão crítica da realidade social e da Educação Física, que abrange as dimensões política, ética, moral, técnica, profissional, científica e cultural. O profissional deverá possuir uma formação básica sólida, com adequada fundamentação teórica e prática, que inclua conhecimentos da diversidade dos conhecimentos da Educação Física. Consciente de seu papel na sociedade e da sua responsabilidade como educador, esse profissional deverá estar preparado para diagnosticar, planejar e intervir de acordo com os diferentes interesses, expectativas e necessidades da sociedade no que se refere às diferentes práticas corporais, ao lazer e à saúde.

 

Mercado de Trabalho

O Licenciado em Educação Física estará apto para atuar na assessoria, planejamento, execução e avaliação no componente curricular de Educação Física na Educação Básica (Educação infantil e Ensinos Fundamental e Médio). Poderá ainda elaborar projetos de ensino na Educação Física para todas as séries, níveis ou ciclos, bem como atuar em instituições que desenvolvem programas educacionais, na área da pesquisa científica e também atuar como profissional de Educação Física na saúde, especificamente na atenção primária, compondo parte de equipes de profissionais da saúde no âmbito do serviço público.

 

O Curso na UFVJM

O curso é oferecido em regime semestral com duas entradas por ano (janeiro e julho). Está estruturado em 08 (oito) períodos consecutivos com suas respectivas cargas horárias, contando com disciplinas de cunho teórico-prático, práticas como componente curricular, estágio curricular supervisionado, atividades acadêmico-científico-culturais e trabalho de conclusão de curso. O curso está integrado aos demais cursos da Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde e às outras licenciaturas da UFVJM através da colaboração de docentes de outros departamentos que ministram disciplinas no curso de Educação Física.

 

Dados do Curso

  • Curso de Graduação: Educação Física
  • Grau: Licenciatura
  • Modalidade: Presencial
  • Titulação: Licenciado em Educação Física
  • Regime de matrícula: Semestral
  • Número de vagas: 22 vagas/semestre
  • Turno: Noturno
  • Tempo de duração: Mínimo - 4 anos / Máximo - 6 anos
  • Carga horária total: 3435 horas 
  • Ano de início do curso: 2006
  • Unidade acadêmica vinculada: Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde
  • Departamento vinculado: Departamento de Educação Física
  • Ato de criação/autorização: Portaria no 120, de 22 de fevereiro de 2007

 

 

Grade Curricular e Corpo Docente

 

 

Última modificação 23/9/2019