Engenharia Civil

Teófilo Otoni - Campus do Mucuri

Engenharia Civil

O engenheiro civil é capacitado para projetar, construir, gerenciar e conservar os mais diversos componentes da infraestrutura necessários para o bem-estar e desenvolvimento da sociedade. Conhecendo o comportamento de materiais, interação de forças e eventos ambientais, esse profissional atua na análise de viabilidade técnica e econômica das obras, viabiliza os cálculos, a especificação de materiais e sua execução, garantindo a segurança do projeto e o conforto dos usuários em obras como casas, edifícios, pontes, saneamento, viadutos, estradas, barragens, túneis, canais e portos.

 

Perfil do Profissional

O engenheiro civil deve ser um profissional devidamente preparado com base em conhecimentos teóricos e práticos e que seja capaz de aplicar esses conhecimentos às técnicas e ferramentas modernas, o que lhe confere habilidade de análise racional das situações e o bom desempenho de outras atribuições profissionais. Um atributo indispensável de um engenheiro civil é a sua capacidade de comunicação, liderança e trabalho em equipe visto que, frequentemente, é necessária a coordenação de diversos tipos de profissionais para uma determinada finalidade.

 

Mercado de Trabalho

A Engenharia Civil é uma das áreas mais valorizadas do mercado nacional. Apesar da sensibilidade às flutuações econômicas, é um setor tão essencial à sociedade que dificilmente o profissional ficará sem oportunidades. O local de trabalho de um engenheiro varia conforme a especialidade escolhida, podendo exercer atividades de engenheiro projetista, engenheiro de obras, engenheiro de fiscalização, engenheiro consultor, e/ou estar vinculado ao ensino e à pesquisa, contribuindo para a formação de novos profissionais e para o desenvolvimento da tecnologia. Existem ainda possibilidades no setor público, na carreira militar, no setor industrial e no mercado financeiro.

 

O Curso na UFVJM

Para cursar Engenharia Civil na UFVJM, os estudantes devem ter concluído o curso de Ciência e Tecnologia (BC&T) e, após processo de transição, ingressam no curso de formação específica em engenharia. O curso vem ao encontro de necessidades locais, regionais e nacionais, e objetiva for- mar profissionais na área de Engenharia Civil, tecnicamente qualificados, que sejam capazes de entender e intervir, de forma crítica e criativa, na sua área de formação, de modo a promover, preservar e participar ativamente dos segmentos da construção civil, de maneira significativa para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

 

Dados do Curso

  • Curso de Graduação: Engenharia Civil
  • Grau: Bacharelado
  • Modalidade: Presencial
  • Titulação: Engenheiro Civil
  • Regime de matrícula: Semestral
  • Número de vagas: 40 vagas/semestre
  • Turno: Integral
  • Tempo de duração: Mínimo - 5 anos / Máximo - 7,5 anos
  • Carga horária total: 3960 horas 
  • Ano/Semestre de início do curso: 2012/1
  • Unidade acadêmica vinculada: Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia
  • Ato de criação/autorização de funcionamento: Resolução nº 29 – CONSU/UFVJM, de 07 de novembro de 2008
  • Ato de autorização do curso: Portaria MEC nº 318, de 2 de agosto de 2011

 

 

Grade Curricular e Corpo Docente

 

 

Última modificação 20/11/2019